quinta-feira, 26 de novembro de 2009

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Mônica Teixeira de Sousa, graduando em Pedagogia. UEAP - Macapá - AP.

Vasco Pedro Moretto, aborda em seu livro “Prova” a avaliação da aprendizagem sendo que o professor precisa continuar elaborando as provas como instrumento de avaliação, neste contexto a idéia central do autor é como a prova, pode ser um método prazeroso de aprendizagem, na hora do professor avaliar o aluno, e através dela aproveitar e transformar a avaliação, no momento de construção de conhecimentos e não um acerto de contas do professor com o aluno. Moretto problematiza, como é feito o processo de avaliação de aprendizagem, na hora da prova, que para ele, é um momento privilegiado e não um acerto de contas. O objetivo do autor Moretto é ajudar o professor na sua prática do dia-a-dia; dessa forma, o primeiro passo para a transformação, é dar um novo sentido no processo de avaliação, dando uma oportunidade para o aluno ler, refletir, buscando demonstrar ter adquirido competência como estudante. A base central do livro é, não é acabando com a prova escrita ou oral que se melhora o processo de avaliação de aprendizagem, mas ressignificando o instrumento e elaborando dentro de uma nova perspectiva pedagógica.
Apoio: Universidade do Estado do Amapá – UEAP.

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